quinta-feira, novembro 03, 2011

O lado B da Maternidade

Olá Pessoas... sabe como é minha princesa Sofia você é muito novinha para entender, mas mamãe aqui garante, que apesar de tudo que será escrito aqui abaixo, valeu a pena ter você conosco, hoje já não sabemos mais como era viver sem você.
Por você Sofia que valeu a pena!
Ontem vieram algumas visitinhas aqui em casa como sempre afinal Sofia chegou em casa a menos de um mês, veio uma mãe de uma amiga minha, com quem sabe agente gosta de conversar e trocar idéias, então e foi assim desde que a Sofia nasceu eu ficava pensando que a gravidez não é toda essa beleza que as pessoas pintam não.
Eu desde que sai da maternidade, ficava pensando nisso tudo que quando lia em revistas eu pensava tenho que ser perfeita assim como estas mãe, quando hoje pela manhã, entrei no blog Para Beatriz e vi este tema :

A glamourização da maternidade! 

Dito e feito pensei eu que estou pintando outra realidade para as pessoas que vem visitar a Sofia, muitas vezes taxada de mãe louca e desnaturada, quando falo que ninguém nem mesmo a minha mãe disse que seria assim essa loucura que foi a gravidez, as pessoas pintaram sempre em todos os momentos que leio ou que me contaram que ser mãe não era fácil, mas todos tentaram mostrar que vivem a la propaganda de margarina e muitos me contaram dos enjoôs, mas não a intensidade deles, e é por isso que venho com este tema.

Minha gravidez foi bem traumática, os enjôos começaram no primeiro mês e foi até terceiro, enjôos que falo, eu não podia comer nada repetido, se eu comece arroz e feijão hoje, amanhã tinha que ser outra coisa depois outra e depois outra então arroz e feijão só quando eu esquecesse mesmo, e isso foi frustrante para o meu marido que cozinhava no almoço, e desistiu afinal a lista de opções dele eram reduzida e tratamos pedir nosso almoço, afinal todos os dias vinha o básico e mas também tinha as variedades, vez ou outra enjoava dos temperos e tínhamos que trocar, isso foi os três primeiros meses, eu me sentia um pouco mais cansada, mas conseguia trabalhar bem ainda, vivia com a cabeça nas nuvens afinal as pessoas diziam que eu deveria comer e a única coisa que eu não queria ver era comida, perdi uns cinco quilos nesses três meses, mas passou.

Com quatro meses, quando passou os enjôos eu achei nossa que beleza estou livre para comer o que quero, que alivio, fui surpreendida com uma pedra no rim, um útero ferradura, passei uma noite no hospital com soro e dias bebendo litros de água para ver se a pedra saia afinal fiquei duas horas na ultra som e não encontraram a pedra e disseram que ela estava no canal, como grávida não pode tomar remédio nenhum, senta e espera, a pedra saiu dias depois e eu melhorei.

Quando entrei no quinto mês começaram umas coceiras que de inicio achei que seria apenas prurido gestacional, coçava mais nem era tanto que me preocupasse, foi neste mês que corremos para arrumar o que faltava do enxoval afinal é quando descobrimos se podemos pintar o quarto de rosa ou azul...kkk então foi quando um belo dia sai com meu pai e minha irmã para ver o que faltava, que desmaio no calçadão, pensei meu pai tudo acontece comigo, a barriga começava a aparecer, o cansaço era maior e o sono um pouco mais moderado. Neste mesmo mês voltei ao médico com a coceira incapacitante, que se estenderam até a Sofia nascer, que foi a chamada Hepatite Gestacional.

 

A Sofia nasceu de 7 meses e meio pois ela comprimiu meu fígado, e as coceiras eram traumatizantes, nesses 7 meses e meio eu trabalhei muito pouco, afinal tive quase tudo o que uma grávida poderia ter e intensamente, vivi o lado bom de ser grávida as filas são menores, a mimação é intensa.

Mas vivi tudo isso acima, em um calor de 40ºC o que nesta cidade onde moramos é um caos, coçando o dia todo, com roupas leves e chorando de agonia de estar passando por tudo isso.

Vivemos, digo isso pois eu e o papai da Sofia os traumatizantes 22 dias com a pequena no hospital, vivi a dor do parto, e a recuperação um pouco mais lenta por ter que me locomover até o hospital 2 vezes ao dia para ver a pequena.

Vivi quase 2 meses sem sair de casa, nossos destinos eram hospital-casa-casa-hospital é onde estamos ainda com restrições a Sofia de não ficar em locais com muitas pessoas, e sendo assim terça agora que saímos com a pequena para um mercado vazio, pois estávamos sem quase nada em casa.

Apesar de tudo isso, digo que valeu muitooooooo a pena ter a nossa Sofia, mas se vocês pensa que engravidar é como nas novelas, esqueçam tem seu lado ruim também e não deixem de passar no blog  que citei acima, que dentre as coisas descritas aqui lá tem um pouquinho mais do que é o lado B da maternidade.


6 comentários:

  1. Amiga, é assim mesmo, eu escrevi sobe isso no TUTTI MAMI, muitas vezes nos cobramos muito tentando seguir padrões, dar conta de tudo, mas na prática não é bem assim! Mas o importante é dar nosso melhor e fazer nosso máximo a cada dia, isso já está excelente, afinal ng é perfeita nem tem super poderes! beijos

    ResponderExcluir
  2. Que loucura que foi sua gestação hen? A minha foi muito mais tranquila que a sua, e esse calor de 40º? Aff! Grávida já sente um calor insuportável, aqui na minha cidade tb é muito quente, imagino o que vc passou. Mas graças a Deus a Sofia está aí, linda e saudável! Parabéns! Ah! Sobre o tema do niver de Luiza, ainda estou pensando! rsrs Bjs!

    ResponderExcluir
  3. nossa amiga,sou mãe de 3 meninos e uma menina...a gestação dos três meninos foi super tranquila,da Myrella foi um pouco difícil,tive muitos enjôos tb...mas valeu apena,queria muito ter uma menina depois te muito tentar consegui mas nada é cor de rosa na vida real,tudo tem seu lado bom e o seu ruim...adorei seu blog estou te seguindo,quando der me visite tb bjoosss

    ResponderExcluir
  4. Ain q Lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, Parabéns!!
    Que Deus abençoeee sempreeeeee

    BjOOO

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho de sempre lá no blog, flor! Passei pra desejar uma semana maravilhosa pra vcs, beijos

    ResponderExcluir